segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Paper": The ELDer Project

Esta é a ligação para um "paper" de Hirsch, Forlizzi e colaboradores sobre os factores que influenciam a experiência com e a adopção de novos produtos por parte de pessoas idosas.
Os investigadores relatam descobertas e transcrevem frases recolhidas em entrevistas que foram feitas ao longo de um período de 4 meses numa "comunidade sénior". Uma das principais conclusões é a de que, devido a questões emocionais, contextuais ou sociais, o facto de haver necessidade de uso de uma ajuda técnica não é sinónimo de que essa ajuda vá ser adoptada:

"We suggest approaching the design of technologies for eldercare in the same way that one approaches the design of other products. This requires the designer to recognize that
users have choice, and design products that are not only useful and usable, but also desirable. Such devices are more readily adopted by elders because they simultaneously address functional, emotional, and social needs
."

Inevitavelmente, os autores chegam também à conclusão de que produtos que respondam a este requisitos, criados através de uma metodologia de "design inclusivo", servirão um público muito mais alargado, i.e. não só servirão idosos e pessoas com deficiências e incapacidades como, em última análise, o público em geral.
Como se tem vindo a provar, isto permitiria eliminar sentimentos de estigma ao mesmo tempo que se reduziria o custo dos produtos. Vantagens: mais informação, maior acesso aos produtos e promoção da independência.

Referência:
Hirsch, T., J. Forlizzi, et al. (2000). The ELDer project: social, emotional, and environmental factors in the design of eldercare technologies. Proceedings on the 2000 conference on Universal Usability. Arlington, Virginia, United States, ACM: 72-79.

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