segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Design é Preciso"


Quem esteve no congresso e-design teve a fecilidade de ver a apresentação deste projecto que, tendo "parentes" noutros países, fazia falta em Portugal. A iniciativa , apoiada pelo Centro Português de Design, é da Filipa Pias, designer, e a entidade promotora é o ISEC.

A apresentação do projecto foi feita por esta designer e pela Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome e fundadora/presidente da direcção da Entrajuda. Para além de explicar a importância de um projecto deste tipo, a Isabel Jonet teve uma participação particularmente importante por contar, na primeira pessoa, como a sua visão do design e dos designers mudou. Foi preciso a Filipa Pias para mostrar à Isabel Jonet que o design não é "exclusivo", não é "fútil", não é sinónimo de objectos caríssimos para elites. Foi um óptimo testemunho e um óptimo trabalho da Filipa Pias. Design é preciso, assim como é preciso que sejamos todos um bocadinho Filipa Pias para mudar os pré-conceitos existentes sobre o design, o trabalho dos designers e o seu papel na sociedade.

"Design é Preciso" é uma rede social onde quem queira ajudar se pode inscrever como voluntário e desenvolver projectos cujos enunciados são lançados no site. Quem precisar de design[ers] põe o anúncio do projecto que precisa no site e os voluntários concorrem com ideias para resolverem os problemas apresentados.

Design é preciso e voluntários precisam-se.

Ver o site aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.