sábado, 10 de outubro de 2009

YES, WE CAN! Obama, Nobel da Paz… o Prémio da Nossa Cidadania!

de Ana Paula Fitas 9 de Outubro de 2009 ler em:
http://eleicoes2009.info/autarquicas/yes-we-can-obama-nobel-da-paz-o-premio-da-nossa-cidadania/

Surpreendido, honrado e com profunda humildade, Barack Obama foi agraciado hoje com a atribuição do Prémio Nobel da Paz! Pelo seu “esforço extraordinário” em prol da Diplomacia internacional e pelo Desarmamento Nuclear, a Academia Sueca, demonstrou hoje a imprescindível consciência global dos problemas globais e o reconhecimento da justeza das grandes causas cívicas em prol da Paz no Médio Oriente, na condenação da Tortura, na Defesa dos Direitos Humanos… porque Obama trabalhou já, abrindo caminhos, no tão escasso tempo que leva a sua governação, com a Rússia, Cuba, África, Palestina, Israel, Irão, Tibete, no sentido de cimentar a Diplomacia indispensável à sobrevivência da Humanidade, da preservação da Diversidade, do combate à crueldade e à tortura… Guantanamo, Palestina, Desarmamento Nuclear e a luta cívica pela Saúde, a Educação e a Segurança social para todos no seu país, cujo rosto da pobreza e da exclusão ele assumiu. Obama representa a Cidadania que faz frente “aos grandes desafios do século XXI“ … o Prémio Nobel da Paz é hoje, através de Barack Obama, o símbolo da viabilidade da bondade, da persistência e da justiça na incansável luta pela Defesa da Democracia e da Dignidade da Vida Humana para Todos Nós, Cidadãos do Mundo! Presidente Obama, obrigado pela Esperança que nos devolveu e que persiste em afirmar como legítima designadamente no plano político… internacional, nacional, regional e local!YES, WE CAN!

2 comentários:

  1. é inegável o esforço do Obama por um mundo mais justo. E ainda mais com a sua posição política de extrema importância.

    De qualquer maneira, e mesmo sendo um fã de Obama, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Isto é uma jogada política. Num ano de presidência e já teve o prémio. Se as coisas evoluírem, irá ganhar outra vez para o ano?

    Não sei se o prémio foi atribuído da melhor forma, apesar do claro esforço do presidente americano em tornar o "mundo melhor".

    ResponderEliminar
  2. O comentário de Mário Soares no Jornal Público expressa bem o que pode ser uma leitura positiva da atribuição.

    ResponderEliminar

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.