Estima-se que mais de metade da população mundial tenha problemas de visão. O Centre for Vision in the Developing World é um centro de investigação da Universidade de Oxford dedicado a levar óculos de baixo custo aos países subdesenvolvidos. Para além dos problemas comuns do custo, o problema associado à aquisição e uso de óculos é que em alguns países subdesenvolvidos a relação pacientes por oftalmologista chega a ser de 1000000:1.
Até agora, num projecto de investigação que se iniciou nos anos 80, conseguiram criar um par de óculos, cujo ajuste/foco das lentes é feito pelo próprio utilizador e que custa cerca de 19 dólares. O passo seguinte, já que muitas pessoas nestes países vivem com menos de um dólar por dia, é de baixar o preço dos óculos o mais possível. Há já uns milhares pelo mundo, mas o objectivo de Josh Silver, director e investigador do centro, é de fazer com que este número atinja a ordem dos milhões pelo ano de 2020.
A apresentação destes óculos por Josh Silver pode ser vista no TED talks, clicando aqui.
Via MedGadget.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.