segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Design e emoção

O meu caminho até às ajudas técnicas passa pelo interesse e estudo da área de "design e emoção" ou "design para as emoções". Apesar de haver muitos estudos nesta área provenientes da investigação em Marketing, há grandes lições que podemos deles tirar e aproveitar os resultados no estudo do impacto emocional que têm as ajudas técnicas nas vidas de quem as usa. É esse, aliás, o meu tema de investigação.
Como tal, aqui fica o link para a Design & Emotion Society, nascida na Holanda e ligada ao ID-Studiolab, que tem feito um trabalho estupendo na investigação das emoções aplicadas ao design. O site da Design & Emotion Society tem, na área de "Knowledge base" - "Tools and methods" uma série de recursos para os investigadores acerca de como juntar e analisar dados relacionados com as emoções suscitadas pelos produtos. Entre eles está o PrEmo (mencionado também por Renato Bispo num artigo que disponibilizou aqui no blogue).
A tese de doutoramento do Pieter Desmet (autor do PrEmo) que descreve o processo de criação desta ferramenta está também disponível na íntegra para download no site da TU Delft. A ligação directa para a pesquisa desta e de outras teses de doutoramento é esta: http://www.library.tudelft.nl/ws/search/publications/index.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.